Roacutan: o medicamento que transformou minha vida

17:49


Nada pior do que se sentir inseguro consigo mesmo por culpa das espinhas, normalmente causadas na adolescência. Desde os meus 12 anos eu tive muita acne, passei por diversos tratamentos, cremes, sabonetes, géis, esfoliantes, etc. e nada resolveu o meu problema. Eu não tinha taaaaantas espinhas, mas elas eram enormes e horríveis, minha auto estima era baixíssima e eu sentia vergonha de mim mesma; passei por várias situações desagradáveis por causa disso, tinha vezes em que minha mãe pendurava lençóis pelos espelhos da casa porque eu não conseguia olhar meu reflexo sem chorar. Foi uma fase difícil, mas aí troquei de dermatologista e meu problemas começaram a resolver! Conheci uma especialista de ótima qualidade, a Ana Lúcia Kern, e pedi para tomar o Roacutan. A princípio, eu só sabia que era um remédio que me deixaria sem espinhas, e eu estava disposta a qualquer coisa para não me incomodar mais quanto a isso. Depois fui descobrindo que não era bem como eu pensava, se tratava de um remédio bem burocrático, em casos extremos pode causar até depressão. Ãhn? É isso mesmo, o medicamento afeta muito no nosso corpo e algumas vezes a reação dele pode não ser muito boa.

Na época faltava uns três meses para eu completar 14 anos e o remédio não é indicado para adolescentes de faixa etária inferior. Tive que esperar, fiz uma bateria gigante de exames e para minha felicidade: passe livre! Eu podia tomar o tal do Roacutan. 

De uns tempos pra cá, após ter concluído o tratamento, comecei a receber uma diversidade de perguntas sobre o assunto, adolescentes que assim como eu sofri, sofrem muito com as espinhas. Por esse motivo, resolvi contar em etapas a minha experiência aqui no blog e ajudar a resolver as dúvidas de todos contando pelo o que eu passei.

Lembrando: eu não sou dermatologista, não entendo bulhufas disso, estou contando aqui a minha experiência, o que eu vivenciei e o que aconteceu comigo! A reação do meu corpo ao Roacutan pode ser diferente de outros corpos, é necessário várias consultas e conversas com um especialista. 

Minha pele antes de começar o tratamento. #vergonha

INÍCIO - 1º ao 3º mês

Roacutan, como eu já disse antes, trata-se de um remédio um tanto quanto burocrático e por esse motivo, não é vendido sem prescrição médica. Ou seja, não há chance alguma de você tomar sem consultar um dermatologista. 
Depois de realizar todos os exames solicitados pela minha dermato, eu descobri que o tratamento dura de seis à dez meses, depende muito do seu peso e o preço é bem salgado. Uma caixa custa, em média e com sorte, 150 reais e eu precisava de duas caixas por mês. Porém, existe o produto genérico, que causa o mesmo efeito e a caixa custa 80, ou seja, vale muito mais a pena. 
Enfim, comecei a tomar. Nas primeiras semanas, senti meu cabelo secar e isso foi ÓTIMO, foi a melhor parte do tratamento, pois pra quem não sabe, tenho o cabelo extremamente oleoso. Aos poucos meus lábios e minha pele foram secando e junto com eles, o inverno foi se aproximando. Para prevenir a pele ressecada eu usava todo dia depois do banho um hidratante de corpo qualquer, sem marcas específicas, e sempre tinha um hidratante pequeno dentro da bolsa, para emergências. Nessa primeira fase do tratamento minha boca ressecou muito, muito mesmo, aí eu passava a pomada Bepantol BABY, atenção: BABY (depois saberão porque), o tempo todo, de manhã, de tarde, de noite e sempre tinha um gloss junto comigo, caso eu não pudesse usar a pomada (pois ela deixa a boca com uma cobertura esbranquiçada). Outra coisa que aconteceu nesses meses foi que a minha acne aumentou muito, ficou num grau bem grave mesmo. 

MEIO - 4º ao 7º mês

Esses meses passaram bem pelo inverno, o que piorou, de certa forma, as coisas. Minha boca só ressecava cada vez mais (já estava em carne viva) e meus corpo (principalmente os braços) também estava bem agredido. Já as espinhas, um pouco mais suaves. Outra coisa: eu não podia fazer a sombrancelha com cera! Um dia eu fiz e foi um desastre, como a pele estava extremamente sensível, a cera acabou arrancando a minha pele em volta da sombrancelha. Foi terrível...
 Do sexto ao sétimo mês as coisas começaram a melhorar de verdade, no meu rosto encontrava-se umas quatro espinhas no máximo. Comecei a ficar animada, pois percebi que o tratamento estava dando efeito. 
Outra coisa que eu percebi desde o inicio do tratamento é que eu tinha menos disposição física e ficava chateada e com vontade de chorar mais facilmente que o normal (isso que eu sou bem chorona). O que isso tem a ver? Sinceramente eu não sei, mas na bula diz que pode acontecer e foi o meu caso, me sentia bem indisposta. 

FINAL - 8º ao 9º mês

Pra falar a verdade, eu precisava tomar o Roacutan só até o oitavo mês, mas a Ana disse que para garantir eu tomaria mais um mês. O que era um pingo para quem já estava molhado? Persisti. Nessa etapa minha pele já estava maravilhosa, de vez em quando aparecia uma ou outra espinha, mas era muito, muito raro. Minha Bepantol BABY acabou e eu comprei outra, mas só Bepantol, sem o baby. Foi horrível, o gosto é péssimo e às vezes ardia. Não recomendo, além da baby hidratar mais os lábios. Ao terminar o tratamento, os efeitos ainda ficavam "pelo corpo" por mais ou menos um mês, ou seja, os efeitos colaterais permaneceram no meu corpo por dez meses no total.

O que aconteceu em todos os meses?
O efeito colateral que eu mais senti foi a boca ressecada e o cabelo mais seco na raiz. Mas outra coisa que eu notei é que minha menstruação desregulou totalmente, menstruava mês sim, dois não, mês sim, três não... e por aí vai. Não sei se tem algo a ver, mas acredito que sim. Outra coisa foi os braços ressecados que se eu não hidratasse, gerava feridinhas... Horrível. As sombrancelhas eu também não pude fazer até o décimo mês, só com pinça mesmo. Também não citei antes as coceiras que eu tinha de vez em quando e o enfraquecimento das minhas unhas. 

Que tipo de maquiagem você usava durante o tratamento?
Somente maquiagens oil free, mineral, etc. E protetor solar oil free todos os dias.

Minha pele após o tratamento.

Bom meninas e meninos, espero ter ajudado e respondido as dúvidas da maioria, qualquer coisa que eu não tenha dito me perguntem no meu ask.fm ou leiam a bula (gigantesca) do roacutan: http://bulario.net/roacutan/

Um beijo, Dó



Você talvez vá gostar

2 comentários

  1. Oi Dóris!
    Comecei o meu tratamento hoje e espero ficar com a pele linda igual a sua.
    Não tenho muita acne, mas tive um problema de acne adulta (tenho 26 anos).

    Lindo blog!

    :*

    http://www.stheontheroad.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale tanto a pena, tu vai amar o resultado! O tratamento pode ser complicado, mas o resultado é tão maravilhoso que vale o esforço. :)

      Obrigada! Bjo :)

      Excluir

Mande um recadinho!

Facebook