Cronograma capilar

01:07

Oi meninas! Sei que estou atrasadíssima com esse post, mas antes tarde do que nunca, né?! Hahahaha.

Bom, não quero enrolar muito porque hoje o post vai ser grande: trata-se de um cronograma capilar. Para entender melhor, continue lendo! Você não vai se arrepender...

CRONOGRAMA CAPILAR

O QUE É? Um ciclo de cuidados com os cabelos que consiste basicamente em hidratação, nutrição e reconstrução, o ciclo dura em média um mês.

COMO É? O cronograma original segue a ordem: hidratação, hidratação, nutrição (primeira semana), hidratação, hidratação, nutrição (segunda semana), hidratação, hidratação, reconstrução (terceira semana) e hidratação, hidratação, nutrição (quarta semana), fechando o ciclo. No entanto, a ordem varia de acordo com a necessidade de cada cabelo.  Para saber o que o seu cabelo precisa, observe:

HIDRATAÇÃO: repõe a água dos cabelos. Ideal para cabelos ásperos, ressecados, sem brilho, etc. Possuem na sua composição basicamente os ingredientes: glicerina, pantenol, extratos de frutas, algas, plantas, leite, entre outros.

NUTRIÇÃO: alimenta o cabelo, dando mais brilho, maciez, suavidade e força. Se seu cabelo necessita disso tudo, é bom apostar mais nas nutrições. É fácil identificar esse tipo de máscara porque elas sempre têm óleos e manteigas na composição.

RECONSTRUÇÃO: repõe a massa do cabelo. Ou seja, a reconstrução é a parte mais pesada do processo, sendo indicado o uso no máximo duas vezes por mês, pois possui queratina e elementos químicos fortíssimos na composição, que usados regularmente acabam gerando um efeito rebote, o que significa que ao invés de ter um cabelo lindo, você terá um fio totalmente danificado.

Sendo assim, você pode observar o que é que seu cabelo está precisando mais e montar seu próprio cronograma.

Por exemplo, como meu cabelo não é muito danificado (mas danifica facilmente), eu sigo com o cronograma assim:

1º SEMANA: HIDRATAÇÃO E NUTRIÇÃO.
2º SEMANA: HIDRATAÇÃO E NUTRIÇÃO.
3º SEMANA: HIDRATAÇÃO E RECONSTRUÇÃO.
4º SEMANA: HIDRATAÇÃO E NUTRIÇÃO.

Mas é importante observar que:

·         A reconstrução só pode ser feita uma vez por mês (em cabelos sem química) e duas vezes por mês (em cabelos com química), ao contrário, pode danificar (e muito!) os fios.
·         Se seu cabelo é bem oleoso, provavelmente (mas você é que tem que saber disso, estou dando uma sugestão) não precisa tanto de nutrições, já que ela repõe os óleos do cabelo.
·         A reconstrução nunca deve ser o primeiro passo do ciclo, tendo em vista que o cabelo exige estar hidratado para receber um tratamento mais forte.
·         Mesmo com esta série de cuidados, não é possível descuidar do resto: proteção térmica, finalizadores, secador de cabelo em temperatura média, etc.

Resumindo, o cronograma consiste em uma organização de cuidados com o cabelo e que é adaptável a cada caso. Você deve observar seu fio e ver o que é que ele precisa mais: hidratação, nutrição ou até mesmo reconstrução. Basta tomar os cuidados necessários (citados acima) e montar seu próprio ciclo! J

Para mim tem funcionado e eu estou adorando a consistência do meu fio depois que iniciei o processo. Indico o tratamento sem pensar duas vezes!

MAAAAAAS, se você leu tudo o que eu escrevi aqui e ainda não entendeu nada, assista ao vídeo abaixo e, se ainda restarem dúvidas, esclareça-as nos comentários!


Espero que você tenham gostado do post! <3 Um super beijo e até amanhã!

Você talvez vá gostar

0 comentários

Mande um recadinho!

Facebook