Como criar novos conteúdos para o seu blog em 3 passos

by - quarta-feira, maio 27, 2015

Se você é blogueiro há mais de seis meses e escreve regularmente em seu blog, aposto que já passou pela crise de "ai-meu-deus preciso postar e estou sem ideias!". Sério. Absolutamente todos os blogueiros da face da terra já se sentiram assim no mínimo uma única vez na vida, mas fique calmo: isso é absolutamente normal.

Óbvio, normal não significa bom, mas eu diria que não tem nada de errado em estar sem ideias ou inspirações. Isso acontece, na maioria das vezes, porque nós blogueiros levamos esse espaço tão a sério que sentimos a necessidade de postar diariamente coisas interessantes e que atraiam o público, principalmente aquele bom e velho leitor fiel. Escrevemos, escrevemos e escrevemos, até que um dia essa inspiração decide ir embora toda de uma vez só. Então, ficamos desolados!

O que tem acontecido comigo autalmente - e que eu creio que vocês tem percebido - é que vejo uma interação muito, muito maior mesmo no Youtube. As minhas leitoras, fãs, amigas, telespectadoras ou seja lá como vocês gostam de ser chamadas, são muito mais ativas por lá. Sim, nós, meros blogueiros amantes dessa profissão, precisamos aceitar: o site de vídeos se popularizou e hoje em dia é muito mais viral do que textos escritos por aqui. O que acaba me fazendo uma seleção injusta de conteúdos: os mais legais sempre vão para o Youtube. E isso não deveria ser assim! 

A verdade então vem a tona: além de falta de inspiração, me vejo desmotivada. Eu amo esse espaço e não me vejo abrindo mão dele, mas vê-lo tão abandonadinho (por mim e pelas leitoras) me dá uma dor no peito. 

Foi aí que eu comecei a procurar enlouquecidamente por ideias legais de postagens para fazer aqui no blog. Fui em busca mesmo, procurei de todas as formas. E hoje darei três dicas para vocês, blogueiros que assim como eu se veem cada vez mais desmotivados e/ou sem inspiração para postar nos seus bloguinhos amados. Vamos ver? 

A DICA MAIS IMBATÍVEL DE TODAS: FAÇA UM BRAINSTORM

Quem trabalha e/ou conhece um pouco da área de comunicação, principalmente marketing e propaganda, já ouviu falar muitas vezes do tal do Brainstorm. Mas Dó, o que isso significa? Na tradução literal, brainstorm significa "tempestade de ideias" e quase que literalmente, é isso que significa um brainstorm na prática. Pegue uma folha em branco, uma caneta e um cronômetro. Comece seu primeiro brainstorm com tempos mais longos, cerca de 30 minutos. Nesse tempo delimitado, escreva toda e qualquer ideia que vier a sua mente: da mais doida, da mais impossivel, até a mais simples. Procure não filtrar ideias nem censurar informações, anote tudo mesmo! Essa técnica é quase infalível, eu diria. Aposto que depois de uma seção de 30 minutos vocês estará recheado de ideias para vários novos posts.

NÍVEL MÉDIO: PROCURE BLOGS GRINGOS

Essa dica parece ser pouco acessível aos blogueiros que não falam em inglês, mas eu juro que vale  a pena usar o google traslator ou algum outro tradutor nessa hora. As gringas num geral possuem ideias muito legais e postam coisas super diferentes, mas algumas são tão lifestyle e dia a dia que eu chego a pensar "como nunca tive essa ideia antes?!". Geralmente consigo absorver boas ideias visitando esses blogs. Segue alguns que indico:




Ei, vale lembrar que precisamos nos inspirar, jamais copiar ideias, viu?

FACINHO, FACINHO: IDEIAS INSTANTÂNEAS

Sim. Sim. Sim. Sim. Você vai querer me abraçar e me encher de beijos depois dessa dica magnifica. Já imaginou que mágico se existisse um gênio da lâmpada cor de rosa onde pedimos uma ideia de post para o nosso querido e amado blog e ele dá imediatamente? Cof, cof. Isso existe. É claro, não é um gênio da lâmpada cor de rosa, mas quase isso. Se liga nesse app lindo: Blog Post Ideas Generator. Yeeeees, esse é um site onde você gera aleatoriamente ideias legais para conteúdos. Não é o máximo? Eu já estou usando e anotando todas as ideias que me identifico! :) O único problema, mais uma vez, é que é em inglês. Mas as dicas são tão diferentes e criativas que eu repito: vale usar um tradutor! 

Depois dessa chuva de desabafo e ideias, levanta a bunda dessa cama, te aconchega na cadeira do computador e põe a mão na massa: bora escrever posts para a vida toda! <3 (exageraaaaaaada).

Beijocas amores meus! 

You May Also Like

5 comentários

  1. Ai que dicas ótimas, Dó! Tem dias que eu tenho tantas ideias, mas depois fico um tempão sem pensar em nada para postar... É complicado, então vou anotar as dicas e espero que ajude :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Bruna, tudo bem? Fico muito feliz que tu tenhas gostado! É verdade, acontece isso comigo também. Na verdade, acho que com todo mundo né? :P auhauha Bjooss!

      Excluir
  2. Adorei o post, ajudou-me imenso! Ultimamente tenho tido bloqueios criativos a toda a hora, e fazer o brainstorm foi muito útil! Outro site que eu recomendo é o "Content Idea Generator - Portent", é uma ótima ajuda quando se trata de escolher o título do post.
    Beijinhos <3

    Saturn's Mermaid

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse site é mara mesmo!!! Que bom que te ajudei :D

      Excluir
  3. omg!amei muito as dicas ❤
    meu blog está parado a tempos e esse post me fez ter inspiração pra voltar, valeu ✌

    ResponderExcluir