O que não fazer para que seu blog dê certo

by - quarta-feira, julho 15, 2015

Vejo milhares e milhares de dicas diariamente por aí que nos dizem exatamente o que fazer, que ferramentas usar, como agir e etc para que nosso blog ande sempre para frente, cresça e seja bem sucedido. Entretanto, são poucas as pessoas que falam sobre o que não fazer para que esse sonho dê certo. É claro, é como sempre digo: não há regras e isso é apenas a minha opinião, são dicas que eu acredito que sejam valiosas, mas se você não concorda, tudo bem!

Listarei, portanto, cinco coisas que creio que não deveriam mesmo ser feitas por quem deseja ir longe com seu blog e até mesmo canal no Youtube. Vem só ver :)

1. SDV

Ninguém, absolutamente ninguém nesse mundo gosta das pessoas que comentam em posts, fotos no Instagram, vídeos no Youtube ou seja lá em qual rede social for, aquelas benditas palavrinhas "sdv", "adorei, segue?". Acredito que essa seja a primeira lei do que não fazer. A impressão que esse tipo de comentário passa é que o conteúdo da pessoa não é bom o suficiente para que seja seguido por nossa vontade própria e, sendo assim, é necessário que se fique implorando por pessoas para acessarem. A minha dica nesse caso é: comente algo legal, que acrescente informações e ideias, algo que complemente a postagem da pessoa e, se quiser, no fim diga que também possuí um blog, que fala sobre assunto tal. Uma boa ideia é linkar um post seu que esteja relacionado com o assunto que a pessoa está falando, sabe? Mas o principal: seja sutil! Não jogue seu conteúdo em cima de alguém, mas faça com que ele seja interessante suficiente para que as pessoas fiquem curiosas para conhecê-lo. 

2. DEIXAR DE REVISAR OS POSTS

Um erro muito comum que vejo por aí é que muitas leitoras deixam de revisar seus textos antes de postá-los. Parece ser uma coisa muito básica, mas já cansei de ver postagens com a gramática incorreta, textos com palavras repetidas ou textos onde nada é explicado. Sabe quando parece que não houve dedicação naquilo que foi feito, quando parece que tudo foi feito as pressas? Por isso, é essencial que você revise seus textos, afinal, você pode ter passado horas se dedicando àquilo, mas por errinhos banais os seus leitores encarem tudo como uma falta de compromisso. Todo mundo curte um texto bem escrito e que seja gostoso de ler! ;) P.s.: isso não significa que você não possa ou não deva usar a linguagem informal! Eu acredito que o coloquialismo seja a melhor maneira de se comunicar com as leitoras, pois assim todo mundo se entende! 

3. FALAR SOBRE ALGO QUE NÃO DOMINA

Gosto muito de dar essa dica. Toda vez que alguém me pede uma ajuda em relação ao seu conteúdo, gosto muito de citar isso. É muito importante que você trate de assuntos que conhece bem, ou se não conhecer, ao menos pesquise bastante antes de falar sobre isso. É muito chato quando a gente lê uma postagem que diz x quando sabemos que na verdade é y, sabe? Se você não tem certeza do que está dizendo, não diga! Ou então, diga que essa é sua opinião ou apenas o que você pensa ou acha. 

4. POUCA FREQUÊNCIA DE POSTAGENS

Essa é a maior verdade de todas! Sabe aquele velho ditado que diz que "quem não é visto não é lembrado"? Isso acontece muito no mundo da blogsfera. Se você não é presente, não está sempre por aí postando coisas legais e interessantes não só no blog, mas em todas as redes sociais, pode ser que acabe por ser esquecida (o). Procure estar sempre interagindo com suas leitoras, conversando e procurando saber o que elas gostariam de ver no seu blog. A opinião dos leitores é muito importante, afinal esse é o seu público! Leve em conta as ideias e sugestões que recebe, geralmente é dessas ideias que surgem os melhores e mais acessados posts. E procure manter sempre, sempre, sempre uma boa frequência de postagens. Eu, por exemplo, posto no blog quatro postagens "de conteúdo" por semana e três vídeos. Ou seja, sete posts por semana! Isso funciona para mim, mas se para você fica muito pesado, procure postar um dia sim e outro não. 

5. LAYOUT MUITO POLUÍDO

Sabe quando a gente acessa um blog e o layout causa uma baita estranheza? É muito ruim, né? Existem vários blogs onde a área de postagem é colorida, onde fica super ruim para ler os posts. Acho que é bem importante que, além do seu conteúdo ser bom, o seu layout seja agradável.  A maioria das pessoas não gostam de ficar em um ambiente que não seja gostoso de estar, não é mesmo? Por isso, se você não tem condições de contratar um profissional para criar o seu layout, busque deixá-lo o mais clean possivel, onde seja fácil o acesso das leitoras e a leitura seja boa. Isso, acredite, vai fazer com que as pessoas fiquem muito mais tempo no seu site!

E bom meninas, é isso! :) Foram dicas básicas, mas que eu creio que sejam essenciais. Relembrando: essa é apenas a minha opinião e o que eu acredito que faça diferença para mim, ok?

Beijos! <3 

You May Also Like

9 comentários

  1. Oi Dóris! Adorei o post! Eu ainda acho que deveria ter alguma ferramenta que bloqueasse o "sdv", haha mas enfim...
    Já aconteceu comigo de tentar avisar, dar uma dica para uma blogueira que escrevia com muitos erros de gramática, pra tentar ajudar, afinal eu gostava de ler o blog dela. E ela simplesmente ignorou, continuou cometendo os mesmos erros. Acredito que são esses detalhes que fazem o blog perder leitores.
    E vou aproveitar pra dizer que eu adoro o teu trabalho com o blog Dó! Passo aqui TODOS os dias, pois sei que vou encontrar um conteúdo interessante, bem feito, com texto agradável e que eu vejo que foi feito com dedicação!
    Super beijo lindona!

    blog Não Tão Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Rê! É verdade, poderia existir essa ferramenta! hahahah E sobre os erros.. É uma pena! Muitas pessoas não aceitam uma crítica construtiva de forma saudável e não percebem que só perdem com isso :/

      Enfim, obrigada por me acompanhar e curtir meu trabalho, isso significa muito pra mim <3

      Excluir
  2. Amei esse post, Dó! Super vai me ajudar, comecei com o blog e estou completamente perdida. Muito obrigada <3 Sucesso pra ti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ellen! Que bom que gostou e que eu pude te ajudar de alguma forma. Beijo linda!

      Excluir
  3. Amei as dicas, me lembro que uma vez mandei meu blog pra você dar uma olhada, e você disse que ele não era poluido, agora entendi bem o que quis dizer hahaha sucesso Dóris <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahuhuaha pois é! O blog precisa ser gostoso de ler :) bjoooo

      Excluir
  4. Amei as dicas, me lembro que uma vez mandei meu blog pra você dar uma olhada, e você disse que ele não era poluído, agora entendi bem o que quis dizer hahaha sucesso Dóris <3

    ResponderExcluir
  5. Concordo totalmente com você, principalmente da aparência poluída. Tem blogs em que eu entro que logo, fica abrindo outras páginas de anúncios e nossa que raiva que me dá.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir