3 coisas que ninguém te conta sobre ter um blog e/ou um canal no youtube

by - domingo, janeiro 24, 2016

Acho um pouco engraçado o fato de que ao mesmo tempo que pouquíssimas pessoas levem a sério a profissão de uma blogueira que escolheu viver apenas do seu blog, muita gente quer criar um para tirar uma graninha extra. Ou seja: por que um negócio assim, que dá trabalho, tira tempo e ainda pode render um dinheiro legal não é considerado como uma profissão por muitas pessoas? 

A verdade é que existe muito mais por trás disso tudo, e muita coisa que ninguém sai falando por aí. Blogar pode ser mais complicado e díficil do que pareça, mais ainda quando não é feito com um verdadeiro amor. E tudo isso eu explico um pouquinho melhor no post de hoje, contando para vocês algumas coisas que quase ninguém te conta a respeito de blogar e/ou ter um canal no Youtube. 

Você não vai ganhar dinheiro fácil e se ganhar, provavelmente é porque teve muita sorte. Nesse mundo da blogsfera, infelizmente são poucos que se destacam e realmente são reconhecidos pelo seu trabalho. No entanto, baseado nas super blogueiras bem famosas, muita gente acha que a grana nesse ramo vem fácil. Uma bobagem... e posso afirmar por experiência própria. Trabalho com isso fielmente há dois anos e meio e ganhei muito pouco dinheiro nesse tempo. Muitos produtos, roupas e calçados, sim. Mas tem que saber correr atrás e conversar direito com as parcerias. Não é nada fácil! Portanto, há uma chance bem grande de que quem começar a blogar para faturar uma grana "dê com os burros n'água", infelizmente.


É preciso mais tempo e dedicação do que você possa imaginar. Às vezes me pego pensando em tudo o que eu poderia fazer durante o tempo que gasto entre selecionar pautas, planejar, rascunhar, procurar imagens (ou fotografar), escrever o texto, revisar, postar, divulgar, ZZZZzzzzzZZz... Sem falar na produção dos vídeos! Como eu já disse antes, todo mundo pensa que é a coisa mais fácil do mundo. A blogueira simplesmente acorda de manhã com todas as ideias prontas na cabeça, senta na frente do computador e escreve um textinho rápido em cinco minutos. Todo o resto vêm sozinho... Aham! Bom seria se fosse assim, né? A verdade é que a parte complicada disso tudo poucos sabem. E sim, pode dar muito trabalho! Aliás, horas e horas a fio centrada no computador para colocar tudo em ordem. 



Você provavelmente não terá férias e se tiver, terá que trabalhar durante elas. É preciso planejamento demais para que você consiga deixar várias postagens prontas para os dias que tirar de férias. Além disso, mesmo que programe tudo, você precisará tirar um tempinho extra para, no mínimo, divulgar nas redes sociais. É até engraçado, porque os meses que estou de férias da escola são os que eu mais trabalho para o blog. Aqui a coisa não para nunca!

No entanto, apesar de todos esses poréns que existem, eu diria que vale a pena. Cada comentário carinhoso, cada incentivo, cada parceria fechada, cada pessoinha nova que começa a te acompanhar. Tudo isso vale demais o esforço! É muito recompensador, mas precisa ser feito com MUITO amor, afinal, não é como um emprego normal que, haja o que houver, seu salário estará garantido no fim do mês. Na blogsfera tudo é muito variável.

Gostaram das dicas mais realistas? Se quiserem saber mais coisas, comentem! :)

Beijinhos


You May Also Like

7 comentários

  1. Você se dedica, passa dias pensando e fazendo um post bacana. Quando entra uma graninha e o blog/youtube começa a realmente te dar retorno, as pessoas juram que é moleza ser blogueira/youtuber.
    Adorei o post, Dó!

    marianaovaicomasoutras.com

    ResponderExcluir
  2. Dó, tu pensou em fazer algum post de ideias de look pro Planeta Atlântida/outros festivais do tipo? Sei que é meio bobo, mas amo tuas ideias de looks pra gente se inspirar kkkk. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaaahhh, podia ter feito pro Planeta, né!? :(

      Excluir
  3. Dó, tu pensou em fazer algum post de ideias de look pro Planeta Atlântida/outros festivais do tipo? Sei que é meio bobo, mas amo tuas ideias de looks pra gente se inspirar kkkk. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post Dóris! E é tudo verdade! Eu escrevo em blogs desde 2010 e graças a Deus hoje o pessoal está começando a entender melhor que isso também é um trabalho (e que dá trabalho). Mas em cidades conservadoras como a nossa isso ainda está longe de acontecer hehe
    Beijos!
    blog Não Tão Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, muita gente vê como uma coisa boba e que é fácil de ser feita. Pena, né? :/

      Beijo!

      Excluir