Saiba como otimizar o seu tempo e trabalhar melhor

by - domingo, janeiro 17, 2016


Desde que eu comecei a trabalhar de verdade com o blog, me dedicando inteiramente a isso como um trabalho e levando a sério realmente, tive que aprender muitas coisas. Como também estudo durante parte do meu dia, saber como me organizar e otimizar o tempo que possuo é de extrema importância. 

É exatamente sobre isso que venho falar com vocês hoje, dando algumas dicas básicas sobre como aproveitar ao máximo o nosso tempo de trabalho, sem chegar ao fim do dia com aquela sensação decepcionante de que deixamos algo para trás. Vale lembrar que não possuo nenhum tipo de formação no assunto, tudo o que digo é baseado em pesquisas que fiz e claro, na minha própria experiência. 

Ah! As dicas que darei não servem apenas para quem tem blog e/ou canal no Youtube. Creio que são válidas para toda e qualquer profissão, até mesmo para quem precisa se organizar no tempo para estudar!

Faça um planejamento mensal/semanal


Essa é uma dica que eu li muitas e muitas vezes em muitos blogs durante o ano de 2015, mas nunca levei a sério. 2016, entretanto, decidi começar diferente. Pretendo fazer planejamentos mensais das minhas atividades aqui no blog e, semanalmente, revisá-las, anotando também outras tarefas importantes para cada dia. 

Organizar-se dessa maneira pode ser muito fácil: basta imprimir em uma folha ofício um calendário do mês onde cada dia tenha um espaço razoável, sabe? E aí começar a anotar tudo. :) Acho que o ideal é que no fim de cada mês planejemos o mês seguinte. Para quem tem blog ou canal, essa dica é valiosa porque ajuda muito para a gente se programar e ter sempre ideias e conteúdos fresquinhos. 

Mantenha sua mesa de trabalho sempre organizada


Fiquei assustada, mas li uma matéria em um site de organização onde falava sobre uma pesquisa feita nos Estados Unidos que dizia que as pessoas perdem cerca de uma hora por dia apenas procurando coisas e papéis em suas mesas desorganizadas. Tudo isso porque, em meio ao caos, ao estresse e os prazos a serem cumpridos, tendemos a priorizar a execução das tarefas antes de nos organizarmos devidamente. Portanto, é fato que antes de começar a trabalhar é de muitíssima importância organizar nosso local de trabalho adequadamente. 

Evite procrastinar


Não sei quem sou para dar essa dica para vocês, porque me considero a rainha oficial da procrastinação. Ô, gente, que coisa triste isso! Para quem não sabe, procrastinar é o hábito de deixar para depois o que pode (ou deve) ser feito agora. Sabe aquela velha preguicinha e aquele pensamento danado de "já já eu faço"? A gente acaba nem percebendo, mas isso acaba com a gente. Já faz um tempo que tenho percebido esse meu defeito e desde então tenho lutado bastante contra isso. Quando meu cérebro começa a tentar me convencer de deixar algo para depois, eu faço é JÁ! Uma coisa que eu li na internet e que me ajuda bastante com esse sentimento, é que uma tarefa díficil, não será menos difícil se executada depois. Faça agora e livre-se de uma vez!



Faça lista de afazeres e separe por horários


Esse é um bom e velho hábito meu, mas que costuma me ajudar demais naqueles dias que tenho muitas coisas para fazer. Como o meu tempo para criar conteúdo para vocês é limitado, têm certos dias que gravo mais de 5 vídeos e escrevo dezenas de postagens. Imagina se eu decidisse fazer isso tudo sem um planejamento? Por esse motivo, quando sei que o meu dia seguinte será muito movimentado, na noite anterior listo em uma folha tudo o que tenho para fazer e estipulo horários para cada tarefa. Exemplo:

  • Vídeo resenha de um livro (13h30-14h)
  • Academia (14h30-15h30)
  • Banho (15h45-16h)
Entenderam? Esse tipo de lista facilita demais os meus dias. Ah, e vale lembrar: a cada tarefa executada, um certinho é colocado ao lado. A sensação de missão cumprida ao final do dia, quando há "certinhos"do lado de todas as tarefas é indescritível.

Saiba o que é possível e o que não é


Essa dica tem muito a ver com a dica anterior. O que quero dizer com isso? Bom, não adianta escrever mil e uma atividades na sua lista de afazeres que você sabe que não serão possíveis de serem executadas no mesmo dia, ou então estipular horários muito curtos para atividades que demoram mais tempo. Fazendo isso apenas enganamos a nós mesmos, diminuindo ainda mais o rendimento do dia de trabalho. Portanto, tenha bom senso e saiba quais atividades colocar no mesmo dia.


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