3 lições incríveis que aprendi em 3 anos de blog

10:00

Vocês conseguem acreditar que o nosso cantinho já estará, em breve, completando lindos três anos? Parece que foi ontem que tudo começou, não é mesmo? Na verdade, o que completa três anos agora em Julho é o Charme Divino, mas antes disso, esse espaço aqui se chamava Customizing Time e era escrito por mim e por mais duas amigas, a Giulia e a Bianca. Alguém lembra dessa época?

No meio de 2013, decidi retomar com o blog e transformar ele em Charme Divino. No entanto, nessa caminhada vim sozinha. As gurias decidiram não escrever mais, mas como isso sempre foi um sonho imenso pra mim, eu escolhi não abrir mão disso.

É fato que o blog mudou completamente a minha vida, minha rotina, as pessoas com quem me relaciono e a maneira como enxergo as coisas. Ele me trouxe experiências inesquecíveis, contatos e parcerias jamais imaginados e um amor e carinho que antes eu não conhecia (o de vocês!). É surreal de tão lindo receber tanto respeito e admiração de tantas pessoas ao redor do país inteiro. 

Estive um pouco mais reflexiva nos últimos tempos, pensando em como a minha vida mudou ao longo desses três anos. Foram reviravoltas inimagináveis! O mais engraçado de tudo isso é que o blog está envolvido em praticamente tudo o que aconteceu. Tudo, ou quase tudo, foi postado e compartilhado com vocês através daqui e das minhas redes sociais. 

Nesse tempo, mais do que vivências maravilhosas, o blog me trouxe centenas de aprendizados. Com certeza eu amadureci muito por causa desse trabalho. Hoje, portanto, decidi contar para vocês três lições incríveis que aprendi durante esse período. Tenho certeza que posso e irei inspirar muitos que estão começando agora. Minha dica é: se você ama e quer muito isso, não desista.


Organização

Minha mãe poderia afirmar isso para vocês: nunca fui uma pessoa muito organizada. Era a campeã em deixar tudo para a última hora e ter milhares de coisas espalhadas pela casa. Sem dúvidas, essa foi a maior mudança na minha vida nesse tempo. 

Com o blog eu aprendi que preciso selecionar o meu tempo e separá-lo em horários. Como assim? Bom, no fim do dia, eu anoto absolutamente tudo que preciso fazer no dia seguinte, desde responder emails até alguma reunião importante ou trabalho da faculdade. Se preciso pagar uma conta, anoto e separo em horários para não me perder. 

Exemplo:
  • 9h: fotografar produtos para resenha
  • 9h15: editar fotos e escrever resenha
  • 10h15: gravar vídeo
  • 11h: pagar conta Renner
  • 11h10: começar edição de vídeo
Entendem? Dessa maneira fica tudo extremamente mais fácil e metódico. Ao finalizar uma atividade, risco ela da lista. Simples! 

Outra coisa, dentro da parte de organização, que foi essencial para melhorar os conteúdos aqui escritos foi criar um calendário editorial. Ou seja, eu tenho um calendário especial em que em todos os inícios de meses eu programo o que terá de conteúdo ao decorrer dos dias, tanto aqui no blog como no canal do Youtube. 

Mas isso já tem mais a ver com a segunda lição da lista...

Planejamento

Não poderia ser uma pessoa que planeja bem as coisas sem antes ser organizada. É por isso que cada uma dessas dicas não funcionam isoladas, entende? 

Ao começar a me planejar melhor, entendi que não preciso escrever um post na véspera dele ser publicado. Hoje entendo que quando tenho tempo livre preciso aproveitá-lo para escrever e pesquisar conteúdos novos, assim, sempre tendo posts guardados para eventuais imprevistos. 

Já imaginou chegar numa terça-feira a noite, com uma dor de cabeça gigantesca, ter que ir ao posto médico e ficar sem post novo para a quarta-feira? Claro que isso não é o fim do mundo e com certeza seu público iria entender, mas manter uma frequência de posts é extremamente importante e deve ser levado em consideração na hora de decidir criar um blog. Imprevistos são imprevistos e não podemos planejá-los, por isso é tão importante ter conteúdo adiantado em caso de uma emergência.

Superação

Acreditem se quiserem, mas minha autoestima hoje é ridiculamente grande se comparada a autoestima que eu tinha há três anos atrás. O blog sem dúvidas foi a maior fonte de ajuda nisso!

Aqui eu aprendi a me superar, por que sim, as coisas vão dar errado. Aliás, as coisas vão dar muito errado.

Você vai gravar um vídeo e ele vai ficar horrível e aí você terá que gravá-lo pela segunda, terceira vez. Seu computador vai travar durante a edição e você vai perder tudo. Ao tentar carregá-lo no Youtube, sua internet vai cair e você vai querer jogar o computador pela janela. Além disso, quando você finalmente postar o tão esperado vídeo nas redes sociais, alguém vai vir e dizer que aquilo ficou péssimo, horrível, que você não se esforçou e que poderia ter feito algo melhor. 

Porque é isso que as pessoas fazem: a maioria delas não valoriza o seu trabalho. Na verdade, a maioria delas não entende o trabalho que isso tudo dá de verdade. Porque não é paixão pelo que se faz que sustenta um blog. Ele é feito com muita, muita, muita dedicação. Muito tempo, muito planejamento e muita criatividade. 

Então, por fim, a lição mais importante que eu tive nesses três anos foi: acredite no seu trabalho. Se eu não acreditar que o que eu faço é bom, é lindo, é o máximo que eu posso fazer, quem vai? A partir do momento que você acredita no que faz, no que gosta e principalmente no que é capaz de fazer, não existem barreiras que irão te impedir de chegar onde você mais almeja.

Blogar por tanto tempo é mais do que incrível para mim, é minha vida! Eu não largaria esse espaço e tudo o que conquistei por nada desse mundo, pelo menos não enquanto isso me fizer feliz.

Obrigada, então, a todos que contribuem diariamente com esse sonho! <3

Beijinhos e até amanhã, amores! 



Você talvez vá gostar

6 comentários

  1. Que lindo este post Dóris, super inspirador!!! Me identifiquei completamente, te parabenizo adiantando pelos 3 anos de blogs!!!! Um beijo sua linda, fique com Deus! ♥ http://www.blogdoce18.com/

    ResponderExcluir
  2. Que post maravilhoso! Já adianto meus parabéns (de julho) pelos 3 anos de blog =D
    Ele é lindo ♥
    Amei ler um pouquinho da suas lições, peguei várias dicas
    =*

    Blog do Sofá
    do Sofá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Que bom que gostou <3

      Obrigada, beijooooo

      Excluir
  3. Por isso que eu te adoro! <3 Te admiro bastante guria, te acho uma pessoa incrível e super simpática com teu público! Tu merece o sucesso que tens!
    E me identifiquei com tudo nesse post, principalmente na parte da superação! Rrsrsrs

    Beijos!
    Blog Bianca Schultz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia! Obrigada, adoro te ver sempre por aqui!! <333

      Beijão guria e muito sucesso também!

      Excluir

Mande um recadinho!

Facebook