8 coisas que você precisa ter no seu mídia kit ideal

by - terça-feira, maio 31, 2016

Provavelmente o seu blog começou do jeito que a maioria começa: por puro hobby. Você provavelmente adora escrever sobre o que escreve, adora pesquisar sobre o que pesquisa e compartilhar o que compartilha, certo? 

No entanto, talvez o seu blog já tenha tomado uma certa proporção e está se tornando mais do que um hobby, uma paixão: hoje ele tem a possibilidade de ser um negócio. Sim! Você talvez não saiba, mas hoje em dia ser blogueira é uma profissão das mais atuais. Nós, criadores de conteúdos e muitas vezes digital influenciadores, temos uma força enorme dentro da internet, o que se torna muito interessante dentro do marketing atual. 

Por isso, para profissionalizar o seu blog e ter a possibilidade de fechar mais parcerias com marcas e lojas bacanas, é de extrema importância que você possua um bom Mídia Kit.

Dó do céu, o que é um Mídia Kit?  

É um arquivo de apresentação do seu trabalho. É como se fosse o currículo, a vitrine do seu blog. Nele existem diversas possibilidades de informações super importantes e valiosas. Nesse post eu vou te dizer 8 coisas bem salientes que você precisa (mas não necessariamente deve) adicionar no seu Mídia Kit. Vamos ver?

Biografia

Para começar, é bom que no seu Mídia Kit tenha uma pequena biografia do seu blog e/ou sua. O que exatamente você vai dizer nessa parte é da sua escolha. Eu, por exemplo, conto um pouco sobre como tudo isso começou e sobre o que, mais ou menos, escrevo aqui no Charme Divino. O ideal é não escrever demais, apenas o necessário, para não correr o risco de ficar cansativo.


Estatísticas

Se uma marca possui interesse em contratar os seus serviços, absolutamente com certeza ela deseja saber sobre números. Ela quer saber quais as vantagens que divulgar nas suas mídias pode trazer para a marca! Por isso, é muito, muito importante mesmo, você citar seu número de seguidores em cada rede social, uma média de visualizações, perfil de público e essas informações importantes. Eu diria que não existe Mídia Kit sem estatísticas. 

Vantagens em cada rede

No meu documento, eu gosto de adicionar as vantagens existentes em cada rede social. Calma, eu explico! Por exemplo: o Instagram não é o perfil em que possuo mais seguidores, mas nessa rede tenho um forte engajamento de quem me segue. As pessoas comentam muito, interagem bastante e isso pode ser muito interessante para a marca. Já no Youtube, onde possuo mais seguidores, o número de visualizações é muito alto. Tudo isso é importante para a marca avaliar em qual das redes prefere anunciar. 

Opções de publi e exemplos

A marca que deseja contratar meu serviço tem a possibilidade de anunciar em qualquer rede social minha, mas dentro de cada uma delas existem várias opções de posts. Por exemplo, aqui no blog posso fazer um look do dia, bem como falar sobre a loja, resenhar um produto... São infinitas possibilidades e cada uma delas possui um valor diferenciado, afinal, todas diferem na questão do trabalho que dão e no tempo que me é exigido para finalizar o post. Isso tudo precisa ser muito bem explicado!


Depoimentos de marcas e/ou leitores

Esse é um item que eu não possuo no meu Mídia Kit, mas deveria. Você sabe e vai falar muito bem do seu trabalho, mas quando outras pessoas confirmam o que você disse e expõem as suas opiniões próprias a respeito do que você faz, dá uma credibilidade maior ainda. Seu público é a maior testemunha de que o que você faz é certo ou não, por isso, ter bons comentários e depoimentos é bem bacana. Além disso, pode ser legal convidar algumas marcas parcerias para falar sobre a parceria que vocês têm/tiveram. Isso, acredite, pode ser um fator decisivo para uma empresa anunciar no seu blog ou não. 


Exemplos de marcas

Cite no seu Mídia Kit as empresas que já tiveram parcerias com você. Isso é muito bacana mesmo para que as empresas avaliem as possibilidades. Além disso, se você já fechou anúncios com marcas especiais, isso pode dar bastante crédito para o seu trabalho.

Informações de contato

De nada adianta ter um Mídia Kit perfeito se nele não há as suas informações de contato necessárias para a empresa te encontrar. Email e telefone é o mínimo que você pode passar! 

Boa aparência 

Por fim, a boa aparência é tudo. Você pode ter todos os itens acima, mas se seu Mídia Kit for mal apresentado, não chamará a atenção dos anunciantes. Dedique-se a isso e se esforce para fazer algo de bom gosto. O meu eu fiz no site Canva e salvei em PDF. Devo dizer que ele é lindinho demais! <3 

E aí, conseguiu cessar todas as dúvidas sobre como montar um Mídia Kit legal? Se restar alguma, comente aqui em baixo que eu te respondo loguinho!

DICA EXTRA: pesquise no Pinterest pelo termo "mídia kit" ou "media kit". Vão surgir várias e várias inspirações incríveis para você montar o seu! ;) 

Beijocas!

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7 comentários

  1. Do! Eu adorei!! A um tempo que ando quebrando minha cabeça para arrumar meu layout e dentre essas arrumações estava me questionando, o mídia kit é feito em qual momento do seu blog? Bem no inicio que é meu caso, em qualquer momento? quando começam as surgir parcerias? Você saberia me responder? O seu você não disponibiliza no blog não?! Um beijo e como ja havia te falado, amo você!

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    1. Oi, Eliza, tudo bem? O mídia kit pode ser feito quando você quiser, o tempo de vida do blog e o número de seguidores nem importa tanto, sabe? Daqui um tempo disponibilizarei o meu por aqui sim (mas sem valores).

      Beijo amore!

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  2. Entendi, obrigada por ter respondido, queria ver o seu para ter uma ideia de como ele é feito, claro que sem valores! Beijo enorme!

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  3. Adorei Dó, vai me ajudar muito beijos :*

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  4. Oii Dó, meu amorr... Como já vim em um comentário seu aqui neste post mesmo, também quero ver o seu mídia kit, para ter uma ideia. :D bjss

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    1. Pode deixar, logo posto por aqui! :D beijo

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