6 passos para conquistar parcerias de sucesso

10:00

Oi, amores! Como vocês estão hoje?

Ultimamente tenho me inspirado muito para escrever posts que possam, de alguma forma, ajudar blogueiras que estão iniciando. Penso sempre que um dos motivos pelos quais essa profissão é tão legal, é o fato de que praticamente não existe competição. Ao menos, não deveria existir. 

Pensem comigo: você não perde uma leitora para a outra blogueira. Geralmente, quem lê um blog lê vários. Quem acompanha um canal no Youtube, acompanha muitos. Por isso, a gente precisa se ajudar! Precisamos nos unir e fazer esse nicho se desenvolver cada vez mais. 

Muitos ainda não acreditam nas bloggers, não enxergam isso como uma verdadeira oportunidade de trabalho. Se você se esforça e faz por merecer, as coisas naturalmente acontecem na sua vida. 

Bom, diariamente recebo muitas perguntas das leitoras querendo saber como conseguir parcerias, como fazer com que as marcas tenham interesse em trabalhar com elas e anunciar no seu blog. Na verdade, não há uma receita pronta para isso, mas existem várias coisinhas que podemos fazer e que com certeza ajudam muito nesse processo! Por isso, separei 6 passos bem importantes para conquistarmos parcerias de sucesso! Bora ver?

Exponha (apresente) o seu trabalho


Devo dizer que esse é um verdadeiro tabu na blogsfera. Existem milhares de discussões intermináveis sobre o direito/dever ou não da blogueira entrar em contato com a marca e apresentar o seu trabalho. Eu defendo que sim, podemos e devemos fazer isso! Não há nada de errado em contatar uma empresa que você se identifica para fazerem um trabalho juntas, desde que você faça isso da maneira certa. Envie um email para a pessoa responsável pelo marketing, apresente seu trabalho, fale sobre você, mas jamais diga algo como "me enviem produtos para eu divulgar". Isso soa feio e interesseiro! Uma marca não quer apenas te mandar produtos, roupas, calçados, ela quer ver um bom resultado nisso. Por isso, também é importante saber analisar se você pode trazer coisas positivas pra marca ou não. Se não pega mal, né?

Entregue um bom trabalho


Saiba que se a marca decidiu apostar em você e no seu blog é porque provavelmente ela acredita no seu potencial, mas provavelmente (ainda mais sendo a primeira experiência) você estará em fase de teste. Por isso, é muito importante que você sempre execute o serviço com excelência. Dê o seu melhor! Às vezes, mesmo tendo um resultado baixo de vendas, a marca pode querer prosseguir com a parceria porque você fez um bom trabalho. 

Sempre faça referência as marcas


Quando você posta uma foto, em qualquer rede social que seja, e que apareça algum produto de alguma marca específica, marque o perfil deles. Mesmo que não seja publi, mesmo que eles não tenham te pedido por isso. A maioria das marcas possuem um pessoal que cuida somente das redes sociais. Se você marca o instagram deles, por exemplo, em uma foto, provavelmente eles irão ver. Assim, se tiver bastante curtidas e eles acharem bacana, disso pode surgir uma parceria super bacana! 

Outra dica super válida é comentar nas fotos das marcas no Instagram. Comente emojis, fale algo sobre aquilo que eles estão postando. Isso demonstra interesse! 

Tenha um mídia kit de qualidade


De nada adianta você seguir todos os passos acima, mas na hora que a empresa te solicitar um mídia kit, você ter um arquivo ruim, incompleto, ou pior ainda: não ter. Para quem não sabe, este é um documento em que você escreve tudo que acha saliente sobre o seu blog. Mostra quem é seu público, a quantidade de pessoas que te seguem, etc. É nele que você literalmente vende o seu peixe. 

Trabalhe bem mesmo sem ser um publi


Quando uma marca entra em contato com você, ou quando você mesmo contata uma marca, com certeza eles irão entrar em suas redes sociais e analisar o seu trabalho. Irão ver como funciona sua produtividade, se você faz conteúdos de qualidade, produz fotos bacanas, etc. Por esse motivo, é extremamente necessário que você trabalhe sempre muito bem, mesmo quando não estiver ganhando absolutamente nada com isso. É isso que vai fortalecer e credibilizar o seu público, entende? 

Confie e valorize o seu trabalho


Eu vejo muitas bloggers aceitando receber de uma marca algo totalmente simbólico e pequeno para fazer muitas e muitas postagens. Por exemplo: a marca te envia um pequeno sabonete, às vezes amostras grátis, para que você faça uma resenha no seu blog. Agora me diga: você realmente acha que todas as horas que são gastas fotografando, editando as imagens, escrevendo, montando o post, divulgando... Valem uma coisa tão pequena? Você pode ter certeza que a marca está ganhando muito, mas muito mesmo em cima das suas costas. Por isso, é importante que você saiba valorizar o seu trabalho e dizer não quando pensa que aquilo não é justo ou não tem a ver com o seu blog e o seu público. Pode ter certeza que você não está perdendo com isso! Ok? 

E aí, conseguiram pegar algumas dicas? 

Beijocas! 

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5 comentários

  1. Adorei o post Dó, me ajudou muito e tirou todas minhas dúvidas relacionado ao assunto! bjss <3

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    1. Que bom, Bia, que pude te ajudar! <3 Beijoooo

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  2. Aodrei o post. Comecei meu blog a um ano atras mas no inicio e complicado falta conteúdo e o post que tive mas acesso foi o de resenha de produto. Voltei a escrever nele essa semana e estou postando diariamente procurando conteudos interessantes para meu publico. E Seu post realmente me ajudou muito. Parabens pelo blog.

    https://feminiceesoficial.blogspot.com.br

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  3. Aodrei o post. Comecei meu blog a um ano atras mas no inicio e complicado falta conteúdo e o post que tive mas acesso foi o de resenha de produto. Voltei a escrever nele essa semana e estou postando diariamente procurando conteudos interessantes para meu publico. E Seu post realmente me ajudou muito. Parabens pelo blog.

    https://feminiceesoficial.blogspot.com.br

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    1. Que maravilha ler isso, Karla! Se essa é a tua vontade, continua firme que vai dar certo! <3 Beijão!!!!

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