Como manter uma frequência de postagens no seu blog

by - domingo, agosto 07, 2016

Quem me acompanha nas redes sociais, principalmente no Snapchat (alô, me segue lá, meu user é dorisbaumer), já sabe que uma coisa que eu prezo muito no meu blog é a frequência de postagem. Desde quando comecei a escrever por aqui, posto todos os dias da semana. Sim, 7 posts por semana. 

É claro que muitas vezes aconteceram imprevistos que me impediram de manter essa frequência exata, mas esse é o meu ritmo ideal e é assim que tento manter o blog sempre! Agora, depois de começar a faculdade e o estágio, minha vida tem sido muito mais corrida e por conta disso tive que excluir um post semanal. Logo, agora temos 6 postagens por semana.

Entretanto, prometi uma coisa: melhorar a qualidade. Acredito que estou conseguindo atingir meu objetivo porque muitas leitoras têm me elogiado diariamente em relação ao que escrevo por aqui.


De qualquer forma, não estou escrevendo esse post para te mostrar como eu posto bastante por aqui. Não! Eu quero apenas te dizer que manter uma frequência é importante. É mais importante do que você imagina! E o seu ritmo pode ser diferente do meu e diferente da tal blogueira ciclana. Você precisa se conhecer e respeitar a maneira como você funciona. 

Se postar todos os dias fica muito pesado, que tal três vezes na semana, ou de repente até uma só? Se isso funciona para você, comece assim. 

Mas, Dó, me ajuda... Como manter essa frequência?

Pois bem! É exatamente isso que eu irei te contar no post de hoje: como manter uma frequência de postagens no seu blog. Seja qual for o ritmo que você desejar seguir. 

Vamos lá?

Pesquise por conteúdos novos sempre

O primeiro tópico que decidi abordar foi a pesquisa. Pode parecer clichê, mas essa é a base para que todo o resto dê certo. Você precisa pesquisar pelos conteúdos que são bacanas de serem postados no seu blog. Leia revistas, blogs e sites do nicho, acompanhe páginas no Facebook e no Instagram, veja programas de televisão, vídeos no Youtube... Esteja sempre inteirado a respeito do assunto que você explora no seu blog. 


Não desperdice nenhuma ideia

Acredite se quiser: todas as suas ideias são valiosas. Eu tinha o costume de anotar apenas as ideias que eu julgava mais bacanudas, mas depois de um certo tempo acabei percebendo que os melhores posts surgiam sempre das ideias mais bobas e clichês. Portanto, não julgue uma ideia que você teve. Anote todas, sem exceção, por mais esquisita que ela possa parecer. Afinal, um dia ela pode fazer muito sentido!

Questione o seu público

Se você me segue no Instagram ou no Snapchat deve ter percebido que eu estou sempre pedindo a opinião e as sugestões das minhas leitoras. Faço isso por dois motivos: primeiro porque preciso de ideias e elas acabam ajudando demais; e segundo porque isso faz com que eu conheça o meu público. Hoje em dia, após diversos questionamentos, eu já sei mais ou menos o que meus seguidores mais gostam. Isso é extremamente importante na hora de construir suas postagens. 

Fique de olho no Analytics

Caso você não saiba, o Analytics é uma ferramenta do Google onde você pode obter praticamente todas as informações a respeito do seu blog e de quem costuma acompanhá-lo. Pode ver a faixa etária dessas pessoas, onde elas vivem, por onde acessam (celular, tablet, computador), a partir de onde entram no seu blog (se eles vem do Facebook, busca, Google, Youtube, etc)... Enfim! É lá que você pode saber de tudo e acompanhar de perto seu blog. Sem contar que nessa ferramenta você também pode ver as páginas e posts que possuem mais acesso no seu blog: ou seja, o conteúdo preferido de seus leitores.

Monte um planejamento mensal

Eu poderia dizer que essa dica transformou a minha vida como blogueira. Antes eu vivia com falta de postagens porque deixava para escrever os posts sempre na véspera, senão no mesmo dia que pretendia postar. Era um caos total, afinal, sempre acontecem coisas inesperadas na nossa vida. Quando decidi montar um planejamento mensal, tudo mudou. 

Como eu faço: imprimo um calendário mensal e, ao fim de cada mês, pego todas as minhas anotações de possíveis ideias (olha aí a dica nº1) e organizo no calendário para o mês seguinte. É claro, dificilmente já coloco exatamente o que vai sair no blog em cada dia do mês, mas pelo menos até o 15º dia está tudo planejado antes mesmo do mês iniciar.

Seja prevenido

Como eu disse antes, ter um planejamento mensal transformou minha rotina. No entanto, não basta ter o planejamento e mesmo assim continuar escrevendo os posts na véspera. A minha dica é: escreva nessa semana os posts que sairão na semana que vem e assim por diante. Toda vez que você possuir algum tempo livre, escreva mais. Como você já possui o calendário de postagens, a ideia você já tem. Basta desenvolve-la em um post completo. Dessa maneira, se um imprevisto surgir, você não precisará se preocupar porque a postagem daquele dia já estará pronta!

Faça disso a sua prioridade: leve a sério!

Muita gente me pergunta como é que consigo conciliar todas as coisas que eu faço na minha vida. Inclusive, já fiz até um vídeo sobre esse assunto. Para quem não sabe, além de fazer faculdade e cuidar do blog e do canal, eu também faço estágio de 30 horas semanais. Entretanto, a resposta é simples: o blog e o canal são minhas prioridades. Gosto sempre de dizer que se você não tem tempo para alguma atividade, é porque provavelmente ela não é uma prioridade. É claro que existem exceções, mas em suma essa frase resume bem.

Portanto, se você realmente quer e deseja isso do fundo do seu coração, torne o seu blog a sua prioridade. Agora, por exemplo, estou escrevendo de madrugada e amanhã preciso acordar as 7h da manhã. Mas não terei outro horário para escrever, por isso estou fazendo agora. Isso são prioridades, entendem? Levando seu blog realmente a sério, pode ter certeza que as coisas realmente irão andar para a frente! 

E essas foram as dicas de hoje amores, eu espero realmente que eu tenha conseguido ajudar pelo menos uma alma viva nesse blog. <3 Essa é minha missão sempre! Qualquer dúvida, comentário ou sugestão, podem deixar aqui abaixo nos comentários, certo?

Um beijo e até a próxima! Bye!


You May Also Like

2 comentários

  1. Ter um planejamento para o blog realmente muda tudo, vocês escrever todas suas ideias, digo isso que este mês estou participando do Beda e com planejamento as coisas estão dando certo! rs
    Beijos, Dóris sua linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza faz toda a diferença! Beijos e boa sorte com o Beda! =)

      Excluir