Coluna da Ju | Dicas para se dar bem nos estudos

08:00


Olá, tudo certo?
Chega o final de ano (ou quase) e temos várias provas e trabalhos pela frente, não é mesmo? Por muitos anos eu tinha dificuldade de estudar sozinha, conseguir manter o foco e realmente aprender o que eu precisava. Por isso, fui testando maneiras diferentes de estudar e vendo quais funcionavam pra mim. Então virou muito mais fácil estudar sem depois de dois minutos perder o foco (hahah).

Achei válido vir compartilhar aqui neste post algumas dicas que funcionam e não funcionam pra mim, mas que podem ser úteis para vocês na hora de fazer trabalhos e estudar.

Dica 1:
Tenha um horário de estudo, por exemplo, das 11h da manhã até 12h, mas FAÇA uma pausa entre esse horário para que sua cabeça não fique sobrecarregada de alguma forma. Essa pausa pode ser de 15 minutos ou um tempo estipulado por você. Nessa pausa, tome uma água, um suco, faça um lanche e dê uma checada nas redes sociais.

Dica 2:
Procure exemplos diferentes do que você tem que normalmente foi passado junto com a matéria. Para esse momento está liberado usar o computador, viu? Ache alguns exercícios novos que tenham gabarito e faça-os para que tu possas treinar a matéria com novos exemplos. Depois corrija com gabarito, descobrindo o que é preciso estudar mais e o que você já conseguiu entender.

Dica 3:
Faça um resumo de toda a matéria com palavras chaves e cores diferentes para que seja fácil de lembrar na hora da prova. Vale usar todos os tipos de canetas coloridas hahah. Leia o resumo suficientemente para que sua cabeça vá completando mentalmente as coisas e associando ao que você já estudou. Sabe?

Dica 4:
Mantenha longe tudo aquilo que possa de alguma forma te tirar a atenção, por exemplo: celular. Assim, estudar vai ser sua prioridade.

Dica 5:
Caso esteja com dificuldades de entender a matéria, comece com o que você estipula ser mais fácil, por exemplo: se a matéria for matemática, comece com as equações mais simples e quando se sentir seguro nessas, passe para as mais difíceis. 

Dica 6:
Se a matéria for muita, antes de iniciar os estudos, crie uma lista com os títulos principais que irão te guiar nos estudos para depois de estudá-los. Vá riscando para que você possa se achar. Por exemplo: 

  • Segunda Guerra Mundial
  • Causas da guerra (Risque o que você já estudou e passe para o próximo tópico)
  • Alianças militares
Dica 7:
Antes da prova ou até de dormir, dê uma última lida na matéria para refrescar a sua memória e te deixar mais tranquilo para realizar o teste/trabalho.

O que vocês acharam das dicas? Acharam úteis?
Um beijo, até quarta que vem.
Ju.

Você talvez vá gostar

0 comentários

Mande um recadinho!

Facebook